sábado, 22 de novembro de 2008

Receitas de S. Sebastião - 1º Ano

Creme de alho francês com castanhas
2 alhos franceses - 400 g de batatas - 500 g de castanhas congeladas
2 dl de natas - 1 colher(sobremesa) de manteiga - sal e óleo q.b.
Arranje o alho francês, lave bem e corte cerca de dois terços e o restante em juliana. Reserve, descasque, lave e corte as batatas em pedaços. Coza-as em um litro e meio de água, assim como o alho francês em pedaços e as castanhas, reservando 12 para o final. Tempere com sal e deixe cozer durante 20 minutos. Triture então a sopa, envolva-lhe as natas e leve-a de novo ao lume, por dois ou três minutos. Frite agora o restante alho francês, em óleo e salteie as castanhas na manteiga. Retire e escorra- as. Sirva-os como guarnição da sopa.
Perna de borrego com castanhas
1,2 kg de perna de borrego - 1 colher (de sopa) de massa de pimentão
4 dentes de alho - 2,5 dl de vinho branco - 800 g de castanhas - 1 cebola
Sal, pimenta e alecrim q.b.
Limpe a panela de borrego de peles e gorduras. Tempere-a com sal, pimenta , a massa de pimentão, os alhos esmagados, um raminho de alecrim e regue-a com o vinho. Deixe-a marinar por cerca de dez minutos. Descasque as batatinhas e golpeie as castanhas. Reserve-as. Disponha, num tabuleiro, a cebola às rodelas e sobreponha-lhe a perna de borrego. Leve-a ao forno a 180c por quarenta minutos. Regue ocasionalmente com o líquido da marinada. A cerca de 20 minutos do final da confecção, ladeie a carne com as batatinhas. À parte, noutro tabuleiro, asse as castanhas com sal. Retire a carne do forno. Triture o molho do assado com 2 decilitros de água e leve ao lume até ferver. Sirva as batatinhas e as castanhas assadas, regadas com o molho do assado e decorada com alecrim.
Arroz de castanhas com passas
350 g de arroz - 5 colheres(sopa) de óleo - 0,5 Kg de castanhas pequenas
100 g de uvas passas - sal q. b. - 1 colher (sopa) de margarina -0,5 l de água quente
Lave e enxugue muito bem o arroz. Dê um golpe nas castanhas, coza-as em água temperada com sal e tire-lhes a casca e a pele sem as partir muito. Lave muito bem as uvas (passas) para perderem parte do açúcar. Deite óleo o num tacho, junte o arroz, leve ao lume, vá mexendo e, quando o arroz estiver a ficar um pouco alourado, junte 0,5l de água quente, tempere com sal, tape e deixe cozer em lume moderado (no mínimo) até o arroz estar enxuto e cozido, o que poderá verificar provando um grão de arroz. (se cozinhar o arroz na panela de pressão, o tempo será de 8m ). Junte-lhe então a margarina, misture bem e, em seguida, junte as castanhas cozidas e as passas e misture também. Deixe ficar 5m abafado fora do lume e sirva. É uma delícia para acompanhar carne.

Sem comentários: